Como funciona o Inbound Marketing.


Consideramos o Inbound Marketing o conjunto de estratégias baseadas no relacionamento com o consumidor, ao contrário do marketing tradicional (Outbound marketing), focado em ações e propagandas e interrupções da audiência para gerar atenção. O objetivo do Inbound é atrair leads qualificados de forma orgânica ou voluntária para o seu site, transformando-o em uma plataforma de negócios. Descubra como funciona o Inbound Marketing:

Inbound-marketing

 

Como funciona a metodologia Inbound Marketing na Inlead Marketing Digital

 

Realizamos ações com o foco em atrair clientes em potencial para o seu site e, então, trabalhar de maneira inteligente o relacionamento com esses visitantes. Esse relacionamento é baseado por meio de conteúdo relevante, personalizado e útil a seu cliente ideal. O intuito é produzir conteúdo que faça sentido para o lead, beneficiando e ensinando-o em relação a sua dúvida, oferecendo uma solução e proposta de valor. Por meio dessa ideia, a construção de autoridade e poder de influência da sua marca é conduzido de forma mais natural.

O Inbound Marketing requer ações integradas de marketing digital para que a divulgação do seu conteúdo e relacionamento com futuros clientes seja eficiente e gere o maior número de conversões possíveis, transformando o tráfego qualificado em vendas através da plataforma digital.

Por isso, utilizamos estratégias de SEO (search engine optimization ou otimização para motores de busca) na produção de conteúdo, criação de personas, mídias e redes sociais, links patrocinados no Google, além da produção de vídeos e outras estratégias complementares. Tudo isso é feito de maneira processual e escalável, com prioridades de implementação e organização em cima de um cronograma para que o trabalho seja executado corretamente, no prazo adequado e possa ser acompanhado pelo cliente.

 

Criação da Persona e o Funil de vendas do Marketing Digital

 

Uma das primeiras ações para atingir seu objetivo digital é a identificação da Persona, que irá nortear o trabalho de Inbound durante todo o processo de consultoria. Ela é a expressão semi-fictícia que representa de maneira mais aproximada possível o seu cliente ideal.

Esse trabalho é importantíssimo, pois nos revela o público que realmente importa para a sua empresa, que possui aderência com o seu negócio. Conhecer as suas características, hábitos de consumo e de vida, nos ajuda a desenvolver ações bem segmentadas. Além disso, você não desperdiça dinheiro investindo nas pessoas erradas e focando em ações com maiores taxas de conversão.

Após entendermos a sua audiência (visitantes do seu site) e montarmos as personas de seu interesse, partimos para o Funil do Marketing Digital, onde separamos em fases o processo de compra do consumidor ou buyers personas. Assim, é possível saber em qual dos estágios o lead se encontra e como podemos nos relacionar com ele da forma mais eficaz. Os conteúdos são criados com base nesses estágios de amadurecimento e vão guiar o consumidor ao longo de sua jornada de compra, educando e construindo autoridade até o momento da decisão de compra.
A criação de um funil de inbound é de extrema importância, pois o mapeamento da jornada de compra do consumidor nos permite criar estratégias pontuais e monitorar a nutrição desses leads até que estejam prontos para converter.

As métricas utilizadas ao longo da implantação do Inbound nos dão inteligência para otimizar os processos e fechar negócios mais consistentes e rentáveis, diminuindo o custo de aquisição de cliente (CAC).

As etapas do Inbound

A metodologia do Inbound Marketing possui uma sequência lógica de etapas de implantação que se completam ao longo do processo e a sua aplicação eficiente garante o sucesso da Consultoria. As fases de uma estratégia de sucesso são divididas em: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

A etapa de atração é a primeira fase da metodologia por uma questão simples: sem tráfego, não há geração de leads e, sem leads, não há vendas. Geramos conteúdos relevantes, dignos da atenção das pessoas que se encaixam na sua persona, investindo em ações que gerem tráfego. Assim, fica muito mais atrativo pois criamos materiais de interesse que a sua persona busca ou precisa.

E para potencializar ganho de tráfego orgânico, utilizamos estratégias de SEO, links patrocinados, publicações em blog e redes sociais para melhorar o alcance e distribuir o conteúdo gerado.

 

ETAPA DE ATRAÇÃO DO INBOUND MARKETING

Converter

Uma conversão acontece quando o visitante executa uma ação planejada em troca de um benefício dentro do seu site. Um exemplo clássico é o download de um e-Book. O visitante é atraído por meio de um conteúdo publicado ou publicidade de material rico, entende que aquele e-Book é importante pra ele e, para fazer o download, aceita preencher um formulário com seus dados para contato.

Essa é uma relação natural onde o cliente nos permite fazer contato e partir para o próximo passo de se relacionar com ele. Porém, as conversões são pensadas com muita estratégia para que o processo seja qualitativo para ambas as partes. Para escalar as conversões, utilizamos páginas específicas para captura desses contatos, as Landing Pages, um bom trabalho de otimização de conversão (CRO) e a criação de ofertas de materiais ricos, como e-books, infográficos, guias, planilhas, etc.

 

ETAPA DE CONVERSÃO DO INBOUND MARKETING

Relacionar

Essa é uma etapa muito importante da metodologia Inbound e exige muita responsabilidade e conhecimento. Em muitas ocasiões os potenciais clientes ainda não estão prontos para comprar o seu produto e através da jornada de compra do
consumidor conseguimos entender esse momento e trabalhar o lead, respeitando sempre o processo para
não perdermos a oportunidade de fechar negócio.

Nesse momento, o relacionamento entra direto no funil para trabalhar as diferentes fazes do processo de compra e conduzir o lead até o momento da venda. Utilizamos as ferramentas de E-mail Marketing, Automação de Marketing e Nutrição de Leads. Basicamente, criamos um fluxo automatizado e com grande poder de acompanhamento para trabalhar o relacionamento por e-mail de acordo com as ações do lead e, dessa forma, nutri-los com conteúdos relevantes e que fazem sentido até o momento em que ele se encontra pronto para comprar.

 

ETAPA DE RELACIONAMENTO DO INBOUND MARKETING

Vender

Todo o trabalho de nutrição visa gerar boas oportunidades de negócio para sua empresa. Nesse momento, uma grande vantagem do Inbound Marketing trabalha a favor do seu time de vendas: O processo de educação do cliente.
Com todo esse processo percorrido, o Lead já estará informado sobre o seu produto e o vendedor terá um trabalho muito mais eficiente, com o terreno preparado para finalização da vemda. Em leads gerados por Inbound, estima-se que quando o contato com vendedor acontece, cerca de 60% da decisão de compra já está tomada.

 

ETAPA DE VENDAS DO INBOUND MARKETING

Analisar

Uma das vantagens do Inbound e do Marketing Digital como um todo, é o alto potencial de mensuração. A análise dos dados nos permite alimentar a Estratégia de Inbound, comprovar o ROI (retorno do investimento) e utilizar a inteligência processada por ferramentas como o Google Analytics, RD Station, entre outras que suportam a mensuração de dados, para melhorar o processo, durante toda aimplantação da metodologia.
Além disso, todo o trabalho é orientado por métricas e indicadores e para garantir a performance é imprescindível uma boa e estratégica de análise e melhorias.

 

ANÁLISE DO INBOUND MARKETING

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